Ostinato com Polirritmia de Bumbo e Chimbal

É sempre bom aprender outros conceitos, novas técnicas, diferentes visões, para assim desenvolvermos outras habilidades, aumentar nosso arsenal de ideias, enfim, evoluirmos como músicos. Neste post quero falar um pouco do ostinato e mostrar alguns exercícios para exemplificá-lo.

Criando grooves com deslocamento rítmico

Uma boa forma de melhorar o groove, a independência e ainda descobrir novas ideias, é aplicar o conceito de deslocamento rítmico. Nos exercícios que apresento neste artigo, uso este conceito com o bumbo e com a caixa, enquanto o chimbal permanece no mesmo padrão.

Condução de Samba – Padrão Alternativo

Os exercícios que apresento neste artigo usam o ritmo básico tocado pelos tamborins em uma escola de samba como padrão para condução de samba na bateria. Vamos usá-lo como uma alternativa aos padrões convencionais, aumentando nosso vocabulário rítmico e musical.

Resistência e coordenação para os pés

A série de exercícios que apresento neste artigo tem o objetivo de trabalhar a resistência e a coordenação dos pés, em uma sequência simples com variações de bumbo e chimbal. Esses exercícios ajudam a melhorar o equilíbrio, um ponto muito importante a ser observado, além de resultar em grooves mais consistentes.

Rudimentos na Prática – No Estúdio Com Vagner Faria

Após ter gravado o cd “Além do Olhar” ( 2009 ), primeiro na carreira do músico Vagner Faria, no final de 2013 recebi o convite para participar do seu álbum seguinte, “Enquanto As Folhas Caem”, que foi lançado no início deste ano.