Ideias para o desenvolvimento de frases na bateria

Há várias formas de desenvolver um vocabulário rítmico, para ter criatividade e musicalidade ao tocar grooves, ao frasear e solar. Teoricamente, quanto mais praticar, mais habilidades. Mas o quê e como praticar? Antes de quantidade, a prática precisa de qualidade. Vamos trabalhar neste post, usando uma célula rítmica simples, algumas ideias para o desenvolvimento de frases na bateria.

Usaremos como base, um padrão em compasso quaternário bem conhecido. Apenas semínimas e colcheia. O objetivo é preencher os espaços a partir de cada nota da melodia. Como variação melódica, criaremos mais três possibilidades apenas colocando a(s) nota(s) ou pausa do quarto tempo no primeiro tempo. A célula usada será a seguinte:

Padrão rítmico
Padrão rítmico base

Na primeira ideia, preencheremos todo o compasso com semicolcheias, acentuando a melodia na caixa. É uma ideia simples. Experimente tocar os acentos no tom 1, tom 2 e surdo respectivamente. Outra sugestão é tocar os acentos nos pratos de ataque, juntamente com o bumbo.

Ideias para o desenvolvimento de frases na bateria - 1
Preenchendo os espaços com semicolcheias

A ideia seguinte sugere tocar a melodia com flams e preencher os espaços com o bumbo, apenas em colcheias. Mais uma vez, experimente distribuir as notas por outras peças.

Ideias para o desenvolvimento de frases na bateria - 2
Tocando os acentos com flams e preenchendo os espaços com o bumbo

Elaborando um pouco mais, no próximo exercício pensaremos da seguinte forma: imaginaremos todo o grupo em colcheias, como no exercício anterior. A partir de cada acento teremos todo o grupo de colcheias subdividido na forma 3 3 2. Usando esta forma, cada pequeno grupo será dividido entre caixa, tom 1 e bumbo, sendo que só caixa e tom 1 no final. Pra completar a ideia, dividiremos cada colcheia em semicolcheias, tocando assim duas notas por peça.

Ideias para o desenvolvimento de frases na bateria - 3
Dividindo as colcheias em semicolcheias, tocar os acentos na caixa, e as próximas notas no tom 1 e no bumbo respectivamente

A última sugestão é um pouco mais complexa. Usando como base o raciocínio do exercício anterior, dividiremos cada colcheia em três notas (tercinas de semicolcheias). As notas correspondendo à melodia serão tocadas na caixa ( D E D ), e as notas de preenchimento distribuídas entre tom 1, surdo e bumbo. Ficará assim:

Ideias para o desenvolvimento de frases na bateria - 4
Dividindo cada colcheia em grupo de 3 notas, distribuídas entre caixa (acentos), e tom 1, surdo e bumbo

É importante observar que estudar ideias assim é bom para trabalhar a orquestração, ou seja, no nosso caso, a distribuição de notas pela bateria musicalmente.

Estas são apenas algumas sugestões. Pode-se explorar os rudimentos, pausas, células com mais compassos… As possibilidades são infinitas.

Para aprender é necessário repetir, e exercícios como estes são bons para a criatividade, para construir um vocabulário rítmico e desenvolver suas habilidades motoras.

Keep grooving!